Ciência de Dados para os modelos de ensino e aprendizagem
MC-06-041
Créditos
2 ECTS (50 horas), 25h de contato, síncronas e assíncronas, 25h de trabalho autónomo.
Descrição
Esta microcredencial tem por objetivos fornecer instrumentos de análise a utilizar em contextos de ensino e aprendizagem que facilitem a identificação e a intervenção focada em perfis específicos de discentes. A sua abrangência estende-se a todos os contextos de ensino e aprendizagem que, em dimensões múltiplas, usam e tratam dados relacionados com duas dimensões: perfis de alunos e de contextos e informações decorrentes dos assuntos diretamente associados com as respetivas áreas de lecionação.
Mais informação na ficha.
Resultados de aprendizagem
1. Desenvolver ferramentas de recolha, de armazenamento e de validação da qualidade dos dados.
2. Descrever conceitos da Ciência de Dados aplicada a informações não estruturadas
3. Utilizar ferramentas de aquisição de dados baseadas em questionários, bases de dados públicas e bases de dados de plataformas de ensino a distância.
4. Utilizar ferramentas de desenvolvimento e treino de modelos.
5. Criar painéis de indicadores.
Programa
1. Conceito de Ciência de Dados
2. Métodos de Investigação
3. A ferramenta R.
4. Conceitos de Aprendizagem Automática.
5. Visualização de Dados.
Edições
16 a 25 de janeiro de 2025 (edital)