Ciência de Dados para os modelos de ensino e aprendizagem

MC-06-041

Créditos

2 ECTS (50 horas), 25h de contato, síncronas e assíncronas, 25h de trabalho autónomo.

Descrição

Esta microcredencial tem por objetivos fornecer instrumentos de análise a utilizar em contextos de ensino e aprendizagem que facilitem a identificação e a intervenção focada em perfis específicos de discentes. A sua abrangência estende-se a todos os contextos de ensino e aprendizagem que, em dimensões múltiplas, usam e tratam dados relacionados com duas dimensões: perfis de alunos e de contextos e informações decorrentes dos assuntos diretamente associados com as respetivas áreas de lecionação.

Mais informação na ficha.

Resultados de aprendizagem

1. Desenvolver ferramentas de recolha, de armazenamento e de validação da qualidade dos dados.

2. Descrever conceitos da Ciência de Dados aplicada a informações não estruturadas

3. Utilizar ferramentas de aquisição de dados baseadas em questionários, bases de dados públicas e bases de dados de plataformas de ensino a distância.

4. Utilizar ferramentas de desenvolvimento e treino de modelos. 

5. Criar painéis de indicadores.

Programa

1. Conceito de Ciência de Dados 

2. Métodos de Investigação

3. A ferramenta R. 

4. Conceitos de Aprendizagem Automática.

5. Visualização de Dados.

Edições

16 a 25 de janeiro de 2025 (edital)